sábado, 7 de novembro de 2009

A Computacao em Nuvem

O termo Cloud Computing - a Nuvem Computacional -vem sendo usado para conceituar um novo modelo em computacao. Consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos).

Dentro desse contexto, o PC será apenas um chip ligado à internet, a "grande nuvem" de computadores. Não há necessidade de instalação de programas, serviços e armazenamento de dados, mas apenas os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor) para os usuários.

Inicialmente, o foco do novo paradigma seria o hardware. Parques computacionais com milhares de maquinas disponibilizariam esses recursos na web, para diferentes usos. Mas a ideia e mais ampla, principalmente no que concerne a negocios.

“O cloud computing é, na verdade, um super conjunto de recursos que abrange servidores, impressão, armazenamento e também processos”, afirma Waldir Arevolo, sócio-diretor da TGT Consulting.

Assim, o desafio e integrar todos esses recursos. E a arquitetura computacional deve dispor de uma infra-estrutura de gerenciamento que inclua funções como provisionamento de recursos computacionais, balanceamento dinâmico do workload e monitoração do desempenho.

Empresas como Google e IBM foram os primeiros a iniciar uma grande ofensiva nessa que especialistas chamam de "nova fronteira da era digital", ou seja, a Nuvem Informativa (Information Cloud). Aos poucos essa tecnologia vai deixando de ser utilizada em laboratórios, passando a ingressar no universo corporativo e em breve em computadores domésticos.

"Eu diria que o computador do futuro é a internet", afirma Eric Schmidt, atual presidente do Google. "Hoje, se você tem um problema no computador, está tudo perdido, é terrível. Mas, com a computação nas nuvens, não importa se você usa o celular, o computador ou qualquer outro aparelho, tudo estará guardado na internet."

E com tanto recurso a disposicao, a aplicacao da nuvem computacional trata do rearranjo e redirecionamento dos recursos para atender essa demanda.

Com toda a informacao na internet, os computadores pessoais vao precisar de menos recursos e se tornarao mais baratos. Isso deve facilitar o acesso das camadas mais pobres da populacao em geral.

Apesar disso, o conceito nasce para solucionar um problema originado dentro das corporações. “As organizações de TI gastam hoje 80% de seu tempo com a manutenção de sistemas e não é seu objetivo de negócio manter dados e aplicativos em operação. É dinheiro jogado fora, o que é inaceitável nos dias de hoje”, defende Clifton Ashley, diretor do Google Enterprise para a América Latina.

Mas ainda nao e possivel afirmar com certeza que esse e o futuro da computacao. A questao da disponibilizacao de dados a terceiros ainda pode ser um problema e determinadas empresas e organizacoes talvez nao estejam dispostas a adotar o formato.


FONTES:
Wikipedia em 7 de novembro de 2009, 9:41h.

G1 em 7 de novembro de 2009, 9:30h

Computer World em 7 de novembro de 2009, 9:00h